• Hospital Sugisawa

Dicas para manter a saúde em dia durante o verão


Pressão baixa, fraqueza e dores nas pernas são queixas e sintomas comuns no verão. Confira abaixo algumas dicas para manter a saúde em dia e evitar estes sintomas durante a estação mais quente do ano:


Hidratação é fundamental A água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo! A principal recomendação é para tomar cerca de 2 litros por dia. Por isso, tenha sempre por perto uma garrafinha d’água para se manter hidratado, principalmente durante o verão, quando costumamos suar ou salivar mais por conta das altas temperaturas.


15 minutos diários de sol para um corpo saudável O sol é nossa principal fonte de vitamina D, essencial para o bom funcionamento do organismo. Essa vitamina é responsável pela absorção de cálcio e por fortificar ossos, dentes e músculos. Aproveite os dias ensolarados para fazer caminhadas e atividades ao ar livre! Priorize a exposição solar antes das 10h da manhã e depois das 16h. Nesse período, há menos radiação UVB, o que pode provocar queimaduras.


Aproveite o verão para realizar atividades ao ar livre Você sabia que 30 minutos de caminhada diária pode ajudar a controlar e até mesmo evitar doenças? A contração dos músculos durante a caminhada melhora a densidade óssea, prevenindo a osteoporose. O aumento da frequência cardíaca também regula a pressão, fazendo com que a pressão arterial esteja sempre controlada ou diminua em pessoas hipertensas. Além disso, o exercício também ajuda no transporte da glicose sanguíneacirculante para dentro das células, controlando a diabetes tipo 1.


Dores nas pernas? Podem ser varizes Ficar em pé parado ou sentado por longos períodos pode aumentar a pressão nas veias da parte inferior do corpo e causar varizes ou varicoses. Essa condição pode causar dor, desconforto e até mesmo problemas mais graves, como aumentar o risco de doenças circulatórias. As queixas costumam aumentar durante o verão, pois com a temperatura alta, há uma maior dilatação das veias das pernas. Se você costuma sentir dor, ardor, inchaço ou sensação de peso nas pernas, não ignore, procure um médico!

Em caso de queixas, sintomas ou dúvidas, consulte seu médico. Para mais informações, ligue (41) 3259-6500 e agende sua consulta.

® Todos os direitos reservados a Hospital Sugisawa. 

  • Facebook
  • Linkedin