• Hospital Sugisawa

O Amor Não Conta Cromossomos

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente no dia 21 de março, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão dos portadores de Down na sociedade.



A data também promove a difusão de esclarecimentos e ajuda a combater o preconceito, enfatizando que condição não é doença e não necessariamente significa limitação.


Esta data foi escolhida em referência ao cromossomo 21, que no caso das pessoas com a condição aparece com três exemplares (trissomia). A alteração genética tem características físicas e pode trazer comprometimentos na fala e no aprendizado. Estima-se que, a cada ano, para cada 700 crianças no Brasil, uma nasça com a síndrome.


A Síndrome de Down foi descoberta em 1862, pelo médico britânico John Langdon Down. Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.


Em 153 anos, a discussão acerca da síndrome avançou consideravelmente nos campos da ciência e da sociedade, de forma especial nas últimas três décadas, mas ainda está longe de ser ideal. A Lei da Inclusão garante o acesso à educação para quem tem algum tipo de deficiência.


Origem do Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março (21/03), fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas portadoras da Síndrome de Down.


A data foi escolhida pela Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra.


O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.


O Hospital Sugisawa apoia e celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down!

O amor não conta cromossomos.

0 visualização

® Todos os direitos reservados a Hospital Sugisawa. 

  • Facebook
  • Linkedin