top of page
  • Foto do escritorHospital Sugisawa

Qualidade de vida após a cirurgia bariátrica



A obesidade é considerada uma doença crônica, causada por diversos fatores que tornam seu tratamento bastante difícil. Além de ocasionar doenças como hipertensão arterial e o diabetes, a obesidade também prejudica a qualidade de vida dos pacientes. Em seus graus mais severos, pode causar desde dificuldades para realizar atividades cotidianas, como amarrar os sapatos e realizar higiene pessoal, até problemas sociais, como dificuldades para conseguir emprego ou integração em círculos sociais.


Devido aos tímidos resultados dos tratamentos clínicos realizados com a implementação de dietas, reeducação alimentar, psicoterapia, atividade física e medicamentos, a cirurgia bariátrica é, atualmente, o melhor tratamento a longo prazo para a obesidade severa.


Diversos estudos comprovam que, após a realização da cirurgia bariátrica e consequente perda de peso, há uma melhora na qualidade do sono, nas dores musculares e articulares dos membros inferiores e coluna, aumento da disposição e energia para a realização das tarefas do dia a dia, melhor aceitação da sua aparência física e melhora nas relações interpessoais.


Portanto, além da perda peso e da melhora nas doenças associadas, a cirurgia bariátrica também promove uma importante mudança na qualidade de vida dos pacientes.

Elaboração: Dr. José Alfredo Sadowski

1.001 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page