® Todos os direitos reservados a Hospital Sugisawa. 

  • Hospital Sugisawa

Vacinação é essencial na luta contra o sarampo



O sarampo é uma doença infecciosa altamente transmissível que causa febre associada a sintomas respiratórios, como conjuntivite, tosse e secreção nasal, além de exantema máculo-papular intenso, uma vermelhidão na pele. A doença começa a ser transmitida no dia da febre, que ocorre quatro dias antes do exantema, ou seja, geralmente antes do diagnóstico.

No último mês, foi registrado um caso de sarampo em Curitiba depois de 21 anos. São Paulo, estado vizinho, já apresentou mais de 1.500 casos este ano. Os mais atingidos são crianças menores de 1 ano, pois ainda não estão vacinados. E você, está protegido?

O calendário vacinal mudou bastante ao longo dos anos e provavelmente quem nasceu antes de 2002 não recebeu a vacinação completa mesmo seguindo todas as recomendações do Plano Nacional de Imunizações. Por isso, é importante que o profissional da saúde, independentemente da idade, receba duas doses da vacina na vida. Apenas pessoas com imunossupressão não podem tomar a vacina.

Quem nasceu até 1957 conviveu com muito sarampo na infância e são consideradas imunizadas pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC).  Portanto, a faixa etária com pior cobertura vacinal está entre 17 e 62 anos.

A vacina está disponível em 110 unidades básicas de saúde de Curitiba.

Procure a mais próxima de você e imunize-se!


#sarampo #vacinação #vacinasarampo #previna

27 visualizações
  • Facebook
  • Linkedin